Racionalista
religioso
Os racionalistas eles, seguem a razão, ou seja, não
crê no místico, defendem sempre o concreto é o que chamamos de teologia natural
baseados no pensamento de Kant que estava relacionado com o iluminismo (separam
o finito do infinito), acreditam, ou seja, dão mais ênfase ao finito as coisas
naturais e as palpáveis
Na área teológica,
temos um alemão Johann Philip Gabler começando
com sua palestra na Universidade de Altdorf
em 1787, sua ideologia era a separação entre a teologia dogmática da
bíblia, da teologia em si
Gabler queria esta
separação, pois o mesmo achava que a igreja tinha uma interferência forte sobre
a exegese e sobre as interpretações da bíblia seguindo este conceito. Teologia do antigo testamento L.
Smith Ralph pag 21
Gabler tirou
praticamente todo o místico da bíblia, principalmente o velho testamento, e com
isso trouxe a si muitos defensores do racionalismo, como ele mesmo defendeu, e
os discípulos dele se estendem até os dias atuais, embora de uma maneira menos
tênue que a princípio, mas a influencia de Gabler ainda bate nas portas de
muitos seminários teológico atuais
Gabler era mais razão,
mais o concreto a seu ver, chegando ao ponto de suas teorias, influenciarem
muitos outros como G.L.Bauer, Hayes e Prussner, e tanto outros, os
racionalistas eles eram normalmente anti-semita, e com isso negavam aos Judeus
o privilégio de uma nação escolhida, chegando ao ponto de influenciar uma nação
contra este povo, ao ponto de o próprio Hitler possivelmente também
influenciado por este tipo de teoria, querer acabar com os Judeus, com isso
querendo tirar-lhes a condição de povo especial.
Os pioneiros na ciência
moderna, orientando-se a partir dos antigos clássicos gregos, começaram a
desafiar as teorias tradicionais acerca do universo. Copernico (1473-1543)
insistiu que o sol, não a terra era o centro do universo; Sir Isaac Newton
(1642-1727) via o mundo como uma máquina movida por leis naturais. Os deístas
ingleses, tais como Lord Herbert Cherbury e Thomas Hobbes (1588-1679) não
negavam a existência de DEUS, mas excluíam da história e da natureza a
revelação, os milagres e o sobrenatural.
No século XVIII e XIX,
a teologia racionalista esta a todo vapor na Europa, as pessoas da época viviam
como que sonhando, estavam convencidos de um mundo tranqüilo, um mundo calmo,
havia um clima de prosperidade, mas ao início do século XX, estoura duas
grandes guerras de proporções mundiais, os homens da época foram esmagados com
a guerra, ou seja, seu sonho de uma vida próspera e segura se esvai com as
guerras a porta de casa, que mais o refugiou foi à palavra de DEUS, embora vivessem
na racionalidade, conseguiam extrair do místico para si mesmos, conseguindo certo
consolo em meio à guerra, a esta altura por volta de 1914-1918 no auge da
primeira grande guerra, o pensamento racionalista começa a perder forças,
embora para a cultura da época parecesses que a teologia racionalista trás algo
de interesse, mas com o passar dos anos vai mostrando outra face, um lado
sombrio, pois a mesma se mostra ser fortemente anti-semita, ai comete-se uma
grande injustiça aos judeus, ceifando as vidas de milhões deles, mas o mais
intrigante de tudo isto é o paradoxo que esta teologia ajudou se cumprir algo místico, que
tanto eles trabalharam contra, ajudaram se cumprir as várias profecias
registradas na bíblia, como as do profeta Isaias e as do profeta Ezequiel, pois
os teólogos racionalistas alemães que eram anti-semitas e apoiou a Hitler
contras os Judeus, contribuíram para que eles alcançassem um lar, ou seja, ser uma nação
Juntamente com a guerra
veio o golpe de misericórdia. A teologia dogmática de Karl Barth, a razão
vai perdendo terreno na área teológica e a fé conquistando o vácuo deixado
pelos teólogos racionalistas
Barth abriu condições
para uma teologia dogmática, ou seja, Barth consegue conciliar o místico nas
escrituras que influenciou a teologia bíblica quase que imediatamente
A esta época na América
estava vivendo um avivamento nunca visto antes, tendo como pano de fundo a rua
Azuza, ai a fé é entronizada na palavra de maneira soberana, por muitos anos,
chegando até os dias atuais.
Teologia: o seu
significado segundo o dicionário informal: No sentido literal, é o estudo sobre
DEUS, embora seja impossível estudar-mos um objeto que não vemos e nem tocamos,
estuda-se DEUS apartir da sua revelação. A teologia tem contribuído muito para
enriquecer o conhecimento do homem moderno, do homem estético, os teólogos
Europeus dedicaram todo o século XX debruçados no estudo teológicos para
proporcionar para nós hoje noções ainda que básicas, mas de grande valor para a
sociedade moderna, principalmente a igreja como um todo.
poderia postar as referencias?
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