sexta-feira, 6 de abril de 2012

Racionalismo religioso





Racionalista religioso

Os racionalistas eles, seguem a razão, ou seja, não crê no místico, defendem sempre o concreto é o que chamamos de teologia natural baseados no pensamento de Kant que estava relacionado com o iluminismo (separam o finito do infinito), acreditam, ou seja, dão mais ênfase ao finito as coisas naturais e as palpáveis
Na área teológica, temos um alemão Johann Philip Gabler começando com sua palestra na Universidade de Altdorf  em 1787, sua ideologia era a separação entre a teologia dogmática da bíblia, da teologia em si
Gabler queria esta separação, pois o mesmo achava que a igreja tinha uma interferência forte sobre a exegese e sobre as interpretações da bíblia seguindo este conceito. Teologia do antigo testamento L. Smith Ralph pag 21
Gabler tirou praticamente todo o místico da bíblia, principalmente o velho testamento, e com isso trouxe a si muitos defensores do racionalismo, como ele mesmo defendeu, e os discípulos dele se estendem até os dias atuais, embora de uma maneira menos tênue que a princípio, mas a influencia de Gabler ainda bate nas portas de muitos seminários teológico atuais
Gabler era mais razão, mais o concreto a seu ver, chegando ao ponto de suas teorias, influenciarem muitos outros como G.L.Bauer, Hayes e Prussner, e tanto outros, os racionalistas eles eram normalmente anti-semita, e com isso negavam aos Judeus o privilégio de uma nação escolhida, chegando ao ponto de influenciar uma nação contra este povo, ao ponto de o próprio Hitler possivelmente também influenciado por este tipo de teoria, querer acabar com os Judeus, com isso querendo tirar-lhes a condição de povo especial.
Os pioneiros na ciência moderna, orientando-se a partir dos antigos clássicos gregos, começaram a desafiar as teorias tradicionais acerca do universo. Copernico (1473-1543) insistiu que o sol, não a terra era o centro do universo; Sir Isaac Newton (1642-1727) via o mundo como uma máquina movida por leis naturais. Os deístas ingleses, tais como Lord Herbert Cherbury e Thomas Hobbes (1588-1679) não negavam a existência de DEUS, mas excluíam da história e da natureza a revelação, os milagres e o sobrenatural.
No século XVIII e XIX, a teologia racionalista esta a todo vapor na Europa, as pessoas da época viviam como que sonhando, estavam convencidos de um mundo tranqüilo, um mundo calmo, havia um clima de prosperidade, mas ao início do século XX, estoura duas grandes guerras de proporções mundiais, os homens da época foram esmagados com a guerra, ou seja, seu sonho de uma vida próspera e segura se esvai com as guerras a porta de casa, que mais o refugiou foi à palavra de DEUS, embora vivessem na racionalidade, conseguiam extrair do místico para si mesmos, conseguindo certo consolo em meio à guerra, a esta altura por volta de 1914-1918 no auge da primeira grande guerra, o pensamento racionalista começa a perder forças, embora para a cultura da época parecesses que a teologia racionalista trás algo de interesse, mas com o passar dos anos vai mostrando outra face, um lado sombrio, pois a mesma se mostra ser fortemente anti-semita, ai comete-se uma grande injustiça aos judeus, ceifando as vidas de milhões deles, mas o mais intrigante de tudo isto é o paradoxo que esta teologia ajudou se cumprir algo místico, que tanto eles trabalharam contra, ajudaram se cumprir as várias profecias registradas na bíblia, como as do profeta Isaias e as do profeta Ezequiel, pois os teólogos racionalistas alemães que eram anti-semitas e apoiou a Hitler contras os Judeus, contribuíram para  que eles alcançassem um lar, ou seja, ser uma nação
Juntamente com a guerra veio o golpe de misericórdia. A teologia dogmática de Karl Barth, a razão vai perdendo terreno na área teológica e a fé conquistando o vácuo deixado pelos teólogos racionalistas
Barth abriu condições para uma teologia dogmática, ou seja, Barth consegue conciliar o místico nas escrituras que influenciou a teologia bíblica quase que imediatamente  

A esta época na América estava vivendo um avivamento nunca visto antes, tendo como pano de fundo a rua Azuza, ai a fé é entronizada na palavra de maneira soberana, por muitos anos, chegando até os dias atuais.  
Teologia: o seu significado segundo o dicionário informal: No sentido literal, é o estudo sobre DEUS, embora seja impossível estudar-mos um objeto que não vemos e nem tocamos, estuda-se DEUS apartir da sua revelação. A teologia tem contribuído muito para enriquecer o conhecimento do homem moderno, do homem estético, os teólogos Europeus dedicaram todo o século XX debruçados no estudo teológicos para proporcionar para nós hoje noções ainda que básicas, mas de grande valor para a sociedade moderna, principalmente a igreja como um todo.

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